English Version  |  Contactos  |  Localização  
 
Althum.com  

Rua Conde de Sabugosa, 7 1º dt.º
1700-115 Lisboa, Portugal
(+351) 218 409 406

 
 
HomeAlthum.comLivrosMúsicaEventosBusiness Registar  |  Login 0 Itens Carrinho
 
     
 

CATÁLOGO/

Livros

Património
Pequenos Tesouros
Projectos Especiais
Outros Temas

Música

DVD
CDs

Eventos

Concertos
Espectáculos
Lançamentos
Exposições


PESQUISA/

Pesquisar

Procurar por/


# A B C D E F G
H I J K L M N O
P Q R S T U V W
X Y Z  

Catálogo > Livros > Projectos Especiais > Biopaladares

Biopaladares

Ana Paula Moreira

20,00 € 18,00 € (-10%)

Texto e receitas de Ana Paula Moreira
Fotografia de Jorge Barros
 

Um sopro de afectos

Conheci a Ana Paula Moreira nos anos oitenta, quando ambas estávamos empenhadas num projecto de criar um jardim-de-infância Waldorf na zona de Lisboa, onde se pretendia implementar uma alimentação vegetariana, baseada em cereais, com produtos biológicos. Ela estava, então, envolvida na abertura, em Lisboa, de uma das primeiras padarias, com oferta de grande variedade de pão, incluindo o integral.
Acompanhei o seu percurso posterior, a ida para Inglaterra, onde aprofundou os saberes na área da nutrição. No seu restaurante, pude comprovar a capacidade de criar pratos em que, à harmonia entre os vários produtos, se juntava uma confecção e empratamento impecáveis.
Alegra-me, pois, que a Ana Paula tenha tomado a iniciativa de publicar este livro, onde partilha com todos nós os seus saberes na área de uma alimentação verdadeiramente ecológica. Espero que todos possamos usufruir as suas deliciosas e bem balanceadas receitas.


Manuela Tavares
Médica de medicina interna e antroposófica e, sobretudo, amiga.

 

BIO PALADARES

Receitas BIO para todas as Estações do Ano
De Ana Moreira


A autora, com mais de 20 anos de estudo e vida dedicada ao fabrico do pão no mundo BIO, deleita-nos, com receitas simples, saudáveis e, sobretudo deliciosas!
Mas não só, leva-nos a uma viagem sobre a alimentação humana onde, entre outros, nos ensina os cereais e como os confeccionar em casa. Dá-nos o PÃO...
Associa Elisabeth Winkler (editora da Revista Living Eearth, da Soil Association) com a explicação "Os Benefícios dos Alimentos Biológicos".
Entre as receitas, na sua maioria vegetarianas, encontramos uma breve incursão aos peixes e carnes (6 por estação do ano)
Não descura a importância do pequeno-almoço, dos molhos, doces e salgados, de saladas, legumes e sobremesas (algumas com cereais sem glúten), dedicando-lhes 2 capítulos.

Leitura obrigatória, para bem dos nossos palatos e saúde!

 

 

Prefácio

A vida agitada da cidade, a oferta de produtos variados e importados de toda a parte, levou à perda de ligação com a terra e com os ritmos das estações.
A minha herança gustativa obrigou-me à busca dos sabores que pudesse transmitir à minha filha. São estes que, modestamente, aqui vos transmito...
Assim, sugiro a utilização de produtos de agricultura biológica, pelas vantagens nutritivas, de sabor e conservação. Por serem produzidos em função da época do ano, são mais económicos e muito mais saborosos.
Apresento, também, algumas receitas vegetarianas básicas e simples e algumas de peixe e de carne, a pensar no que se pode encontrar nas lojas Bio.
No capítulo do pão, procuro facultar receitas que podem ser amassadas à mão ou na máquina doméstica de fazer pão, de modo a obterem sabor, textura e melhor conservação.

Ao longo de vários anos e com a entrada da minha filha no jardim-de-infância, comecei a elaborar ementas simples, com base em cereais e legumes. Este interesse levou-me, mais tarde, a fazer um seminário sobre alimentação ovolactovegetariana com Carlo Janowski, nutricionista, no Emerson College, em Inglaterra. Aí aprendi a fazer pão com backferment e os princípios da referida alimentação vegetariana, com base na antroposofia de Rudolf Steiner.
No meu restaurante e padaria Paladares de São Sebastião pus em prática muitas das receitas que agora vos sugiro!
Espero, desta forma, responder aos vários pedidos dos meus clientes e amigos para pôr no papel as receitas dos meus pratos. Dediquei um capítulo ao pão, bolos e biscoitos, com algumas das receitas produzidas no Paladares e que, em breve, vão ter disponíveis na futura Grão – Padaria Biológica Artesanal.

Ana Paula Moreira

 

Críticas:

Blog «MESA MARCADA» de Duarte Galvão: http://mesamarcada.blogs.sapo.pt

Blog «CONSULTÓRIO RAFAEL»: http://consultoriorafael.blogspot.pt/

Blog «A mesa do chef»: http://mesa-do-chef.blogs.sapo.pt/as-deliciosas-receitas-biologicas-de-400503

 

Ano de edição: 2015

Formato: 16,7x23,5

Encadernação: capa mole com argolas

Páginas: 160 a cores

Classificação: Projectos Especiais

 

Biopaladares

 
 
     
 

© althum.com - Todos os direitos reservados     info@althum.com | Site Map | Política de Privacidade